Institucional
Fundada em 2015, a Verdejante Indústria de Conservas Ltda, está
localizada estrategicamente próxima da BR 116 - Rod. Régis Bittencourt,
na linda cidade de Pariquera - Açu, no Vale do Ribeira - SP.
O Vale do Ribeira está localizado no sul do estado de São Paulo e norte do estado do Paraná, abrangendo a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá. Sua área de 2.830.666 hectares. Destaca-se por apresentar o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, sendo titulado, pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999. Em 24 Unidades de Conservação (UCs) integral ou parcialmente inseridas no vale encontram-se espécies raras tal como o cedro, o palmito, a canela, a araucária e a caxeta, além de diversidade de bromélias e orquídeas.
O Vale do Ribeira é uma região que abrange 31 municípios de dois estados, São Paulo e Paraná, 22 e 9, respectivamente. Algumas dessas cidades estão entre as mais antigas do Brasil, e mesmo assim a região ainda preserva cerca de 21% de toda a Mata Atlântica remanescente. Uma característica singular da região é que as áreas preservadas não se encontram apenas nos parques e estações ecológicas, mas também em terras indígenas, quilombolas e nos bairros rurais, onde predomina a pequena agricultura de subsistência. A preservação ambiental é a vocação natural do Vale do Ribeira e é a razão pela qual tanto o governo quanto as organizações não-governamentais vêm apostando em projetos de desenvolvimento sustentável na região.
Em contraste a este valioso patrimônio ambiental, o Vale do Ribeira é historicamente uma das regiões mais pobres dos estados de São Paulo e Paraná. Seus municípios possuem índices de desenvolvimento humano inferiores às respectivas médias estaduais, assim como os graus de escolaridade, emprego e renda de suas populações, entre outros indicadores, são tradicionalmente menores do que os de outras populações paulistas e paranaenses.
De acordo com o Sebrae, o Vale do Ribeira atualmente se caracteriza pela grande concentração de pequenas propriedades, com até 50 hectares. Não é só a riqueza ambiental que torna a região do Vale do Ribeira singular. Seu patrimônio cultural é igualmente valioso. Em seu território se encontram o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado de São Paulo, comunidades caiçaras, índios Guarani, pescadores tradicionais e pequenos produtores rurais. Trata-se de uma diversidade cultural raramente encontrada em locais tão próximos de regiões altamente urbanizadas, como São Paulo e Curitiba.
O conceito de consumo sustentável diz respeito à percepção dos indivíduos, na posição de consumidores, com relação à análise do impacto e das conseqüências do consumo sobre o meio ambiente, o respeito à qualidade de vida individual e coletiva, e o desenvolvimento justo da sociedade.
Traduz-se pela consciência em fazer do ato de compra um ato de cidadania, por meio da escolha de produtos, serviços e empresas que colaborem para uma condição de vida ambientalmente adequada e socialmente justa.
Pode-se definir o consumidor consciente, seja indivíduo, empresa, entidade social ou governo, como aquele que, por seus valores e atitudes, busca contribuir para um mundo melhor, por meio de escolhas conscientes no momento de consumir produtos, serviços e recursos naturais, valorizando empresas que procuram ser socialmente responsáveis, preocupando-se com o impacto da produção e do consumo sobre o meio ambiente, buscando a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado, atuando junto às empresas para que as mesmas aprimorem seus processos de produção e suas relações com a sociedade e mobilizando outros consumidores para a prática do consumo consciente.
Ao consumir palmito de pupunha Verdejante você está contribuindo para a preservação ambiental da Mata Atlântica, para a sustentabilidade do nosso planeta e tem a garantia de um produto saudável e muito saboroso.
O cultivo da pupunheira (Bactris gasipaes) é classificado como Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, sustentável e ecologicamente correta
porque contribui para conter o aquecimento global e diminuir o efeito estufa.